sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PRÊMIOS E SINOPSE

HOLOCLAUSTRO


PRÊMIOS

Mapa Cultural Paulista Fase Municipal: Prêmios de Melhor Iluminação; Melhor Ator Coadj. (Lélis Andrade); Melhor Atriz (Priscila Modanesi); Melhor Direção (Alexandre Caetano) e Melhor Espetáculo.

V Mostra Urbana de Teatro - São José dos Campos: 1° lugar na mostra; Prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Ator (Nelson Polinário).


SINOPSE

“Holoclaustro” é cruamente uma investigação sobre as relações humanas afetadas pelo totalitarismo de massa. Tomando como ponto de partida a ascensão e domínio nazistas na 1ª metade do século XX, o espetáculo utiliza-se da proximidade explícita com o espectador, do conflito privado como reflexo da condição pública, do encarceramento das liberdades como metáfora do espaço cênico para contar pequenas fábulas que perpassam as atitudes humanas, dos mais fortes aos mais fracos, na lida com o elixir do poder.

A dramaturgia criada lança mão das obras de Bertolt Brecht, Peter Weiss e Carlos Drummond de Andrade, adaptadas em uma perspectiva onde o elenco se desdobra em facetas que revelam um labirinto intrincado de forças, cuja potência não é considerada um fato histórico e datado, mas latente desde a sua ocorrência mais notória.

Estaríamos preparados para reconhecer o mesmo quadro de acontecimentos, porém pintados com outras cores e por outro Hitler?

O filósofo alemão Karl Jaspers, ele próprio perseguido pelos nazistas escreveu, após a guerra: "O que acaba de acontecer é um aviso. Esquecer é culpa. Foi possível isso acontecer e é possível que aconteça novamente a qualquer minuto."

De que bunker esquecido sairão os ratos de raça pura e globalizada que nos farão crer que o queijo é o mais raro dos alimentos? Nossa resposta em cena é apenas o alerta, uma sirene intermitente que entrega ao espectador a arma brechtiana mais letal: o pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário